27 de mai. de 2009

Jornada T@rgetTrust de Metodologias Ágeis

Caro(a) amigo(a),

Se você é daquelas pessoas que ainda não ouviu falar de métodos ágeis ou gostaria de esclarecer diversas dúvidas que ainda pairam sobre sua cabeça sobre esse assunto que virou febre nas últimas conferências, revistas e listas de discussão, se inscreva na I Jornada T@rgetTrust de Metodologias Ágeis. Este evento será realizado no dia 9 de Junho, terça-feira, no Auditório da Assespro, localizado no Tecnopuc, o maior Parque Científico e Tecnológico da América Latina.

Neste evento, Daniel Wildt, Guilherme Lacerda e eu, apresentaremos um "pout-pourri" de diversos temas, estimulando a participação de todos e desafiando as crenças arraigadas das abordagens tradicionais de desenvolvimento de software.

Confira a programação abaixo e venha tomar um café conosco naquela tarde!

[]´s

Parzianello

Jornada T@rgetTrust de Metodologias Ágeis

Venha compreender a origem, os princípios e as práticas da mais nova
tendência mundial do mercado de software!

Data, Horário e Local

9 de Junho de 2009
Horário: das 13h30min às 18h30min
Tecnopuc - Auditório Assespro

Investimento

R$ 120,00 por pessoa até 29/05/09
Acima de 3 inscrições 10% de descontoINTRODUÇÃO

Apresentação

As Metodologias Ágeis deixaram de ser apenas o sonho de muitos gurus da Engenharia de Software e passaram a ser a realidade de muitas empresas que adotaram seus princípios e valores como estratégia de sobrevivência diante da crise econômica mundial. As Metodologias Ágeis procuram garantir a satisfação do cliente mediante a entrega rápida e contínua de software em funcionamento, promovendo a cooperação entre os profissionais de negócio (equipe do cliente) e de produto (equipe de software), a excelência técnica em todos os níveis e a rápida adaptação às mudanças do ambiente de trabalho.

As Metodologias Ágeis exigem dos profissionais de software uma grande maturidade para lidar com a formação de times auto-gerenciáveis e a busca contínua da perfeição de pessoas, ferramentas e métodos. Por tratar diretamente dos aspectos humanos do desenvolvimento de software, são incompreendidas e alvo de críticas infundadas de profissionais que desconhecem a evolução dos modelos de gestão organizacional.

Quem deve participar

As empresas e profissionais da área de software que procuram orientação sobre como aderir aos conceitos e práticas das principais Metodologias Ágeis existentes no mercado.

O que iremos apresentar

Programamos para você uma tarde repleta de informações e debates com a participação dos principais expoentes da comunidade gaúcha de Métodos Ágeis. Serão abordados os seguintes temas que compõem a essência da mudança cultural exigida para o novo profissional que desenvolve software:

  • História, Princípios e Valores das Metodologias Ágeis
  • O Pensamento Enxuto (Lean) como Base para a Cultura Ágil
  • O Gerenciamento de Projetos com Scrum
  • A Engenharia de Software com Extreme Programming
  • A Engenharia de Requisitos em Ambientes Ágeis

Como vamos realizar

13:00 - 13:30 Recepção
13:30 - 13:45 Abertura T@rgetTrust
13:45 - 14:30 Introdução
14:30 - 15:15 Pensamento Enxuto
15:15 - 16:00 Scrum
16:00 - 16:30 Coffee-Break
16:30 - 17:15 Extreme Programming
17:15 - 18:00 Requisitos de Software
18:00 - 18:30 Debates e Encerramento

O que você irá ganhar

  • 5 horas de atividades, incluindo coffee-break
  • Material didático
  • Material de apoio
  • Certificado de Participação

Facilitadores

DANIEL WILDT - É um profissional de tecnologia da informação com 10 anos de experiência profissional. Atua em uma empresa brasileira como CIO. Certificações: SCJP/SCEA Part 1, JBuilder, Delphi/Delphi.NET, ITIL V3 Foundations, Scrum Master (CSM). Atua como Coach para adoção de Metodologias Ágeis desde 2004, focando em Lean Development, Scrum, eXtreme Programming e Feature Driven Development. Ensina programação, Metodologias Ágeis e Qualidade de Software na FACENSA (http://www.facensa.com.br). Atividades em comunidades de prática com o Grupo de Usuários Delphi do RS (http://www.dug-rs.org), Grupo de Usuários de Metodologias Ágeis do RS ( http://www.guma-rs.org), Comunidade de Ensino e Aprendizado do portaljava.net (http://edu-gelc.dev.java.net) e projeto JEDI (Java Education and Development Initiative) como responsável na implantação e disseminação do mesmo no Rio Grande do Sul.

GUILHERME LACERDA - É Mestre em Sistemas de Informação, área de Engenharia de Software, pela UFRGS. Dedica-se atualmente em atividades de consultoria e treinamento em Engenharia de Software e Metodologias Ágeis. Coordenador do Curso de Sistemas de Informação da FACENSA. Professor Universitário de Graduação (FACENSA, UniRitter) e Pós-Graduação (UniRitter). Atuou como diretor de tecnologia de uma empresa do ramo de software livre e open source durante 9 anos. Pioneiro em Metodologias Ágeis no Brasil, onde atua desde 2001, com especial ênfase em Lean, SCRUM e eXtreme Programming. Palestrante em dezenas de eventos nacionais e internacionais sobre o tema. Participou da revisão técnica do livro "eXtreme Programming Explained", do Kent Beck, lançado em 2004 pela Bookman. Fundador do XP-RS/GUMA, onde atua na vice-coordenação. Editor do Portal InfoQ, edição Brasil.

LUIZ CLÁUDIO PARZIANELLO - Formado em Engenharia Eletrônica pela PUCRS e Mestre em Sistemas Eletrônicos pela POLI/USP. Possui 25 anos de experiência em informática, tendo dedicado os últimos 10 anos a atividades de treinamento e consultoria em Melhoria de Processos de Software. Estuda e implementa metodologias ágeis desde 2003, dando ênfase a Lean Management, Scrum, Extreme Programming e Engenharia de Requisitos. Tem atuado como consultor e instrutor para diversas organizações no Brasil e no Exterior. É vice-coordenador do Grupo de Usuários de Métodos Ágeis da SUCESU-RS e palestrante da Conferência Internacional Agile 2009, em Chicago.

Para mais informações, ligue para (51) 3325-2596 ou mande e-mail para atendimento@targettrust.com.br.

Nenhum comentário: